Trabalho
de Pesquisa
1) Quais os principais problemas que
acontecem na rotina varejista e que devem ser investigados? Declínio de vendas;
falta de clientes; descontentamento dos vendedores; concorrência mais
bem-sucedida; mercadoria com baixo giro; vitrines e interiores pouco atraentes;
atritos departamentais; promoções malsucedidas; alto Turner do pessoal
(rotatividade); alto percentual de pessoas que deixam a loja sem comprar;
declínio nas vendas médias; vendas por metro quadrado inadequadas; carência de
funcionários qualificados e inadimplência na coleta de débitos.
2) Defina pesquisa. A coleta de
informações de mercado que diz respeito á futura estratégia da empresa com a
idéia de reduzir os riscos envolvidos na alteração das três subcomposições da
loja, ou seja, os bens e serviços, a distribuição e o composto de comunicação
de acordo com as exigências do consumidor.
3) Compare: Métodos de observação, contato
direto, experimentos. No Método de observação: pesquisadores observam o
comportamento e registram fatos, já o contato direto pode ser usado para
determinar o nível de satisfação dos clientes com a prestação de serviços ou na
combinação de novas linhas de produtos, e em experimentos a coleta de
informações ocorre em situações do tipo antes - depois. Avaliável a ser testada
é controlada e submetida a diferentes situações.
4) Mencione vantagens e desvantagens das
entrevistas com diferentes meios:
Mala direta, telefone ou contato pessoal. Vantagens Correspondências:
ampla cobertura geográfica e de perfil de público-alvo, permite maior numero de
questões, baixo custo por questionário, oferece tempo para o entrevistado.
Desvantagens: retorno muito baixo: geralmente entre 1% e 2 %, lentidão para
retornar. Telefone Vantagens: rapidez na obtenção de informações, flexibilidade
por parte do entrevistador, custos baixos quando aplicado numa região restrita.
Desvantagens: questionários devem ser sucintos, restrito a pessoas que possuam
telefone, horários dos telefonemas. Contato pessoal Vantagens: Versatilidade,
registro de observações, interatividade. Desvantagens: custo elevado e o
processo podem demorar.
5) Avalie o questionário do quadro 10.1
– Modelo de questionário usado em entrevista de indivíduos que deixam a loja:
Que método de pesquisa foi utilizado? Que meio? Método de experimentação. Com
de vendas de produtos.
6) Considerando o mesmo questionário da
pergunta n° 5, avalie a estrutura do questionário. Que melhorias poderiam ser
feitas? Já na de apresentação do produto deveria ser feita junto com a
pesquisa, para que os resultados fossem mais evidentes no principio, pois com o
método de experimentação aliado ao experimentados não ver o rotulo do produto, não
ficaria induzido a sua uma opinião forcada.
7) Mencione os passos de uma pesquisa.
Qual o mais importante. Por quê? Propósito, planejamento, procedimento,
processamento, e propagação. Propósito é o mais importante. São os objetivos da
pesquisa que devem ser identificados na definição de problema. Uma pesquisa
exploratória para esses casos é freqüentemente utilizada.
8) O projeto de pesquisa contém alguns
tópicos básicos para serem mencionados. Quais os tópicos a serem incluídos em
projetos? Titulo do projeto, colocação do problema, esboço, fontes de
informação e métodos, amostragem, formulas de coleta de informações, requisitos
pessoais, fases de estudo, planos da tabulação e custos do estuda estimados.
9) Dê exemplos de dados primários e secundários.
Dados primários são aqueles coletados diretamente. Secundário são os dados
existentes.
10) Que tópicos devem ser incluídos em um
relatório de pesquisa? Pode incluir a metodologia aplicada na coleta de dados.
Se o conhecimento desses dados for limitado, talvez o pesquisador prefira
incluir apenas os resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário